BEM VINDOS

VAMOS TROCAR IDEIAS SOBRE VARIOS TEMAS NA AREA DA BELEZA E BEM ESTAR.


sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

OLEO DE ARGAN

Óleo de Argan ainda é destaque nos lançamentos de produtos para os cabelos

por Miriam Temperani em 08/12/2011
O ativo mais procurado e testado dos últimos tempos com certeza é o óleo de argan. O burburinho começou com as estrelas de Hollywood e logo se espalhou pelo mundo, chegando, claro ao segundo maior país consumidor de beleza, o Brasil. Originário de uma árvore que só existe no sul do Marrocos, o óleo é extraído da pressão dos frutos secos dessa arvore, chamada de Argan Spinosa.
O que ocidente descobriu agora os marroquinos já sabem muitos anos. No país o produto é utilizado como item básico da dieta e como componente da medicina tradicional. Além dos benefícios para os cabelos, suas propriedades são comprovadas para uso dermatológico, sendo empregado no combate ao envelhecimento e acne.
Por ser rico em vitaminas A, D e um valor elevado de vitamina E, tem ação antioxidante e reparadora que aliados com os 80% de ácidos graxos essenciais também existentes no óleo minimizam o desgaste dos fios, garantindo brilho e suavidade ao toque. Outro diferencial do produto é o rendimento: bastam apenas poucas gotinhas para que o efeito seja imediato e o melhor, sem pesar nos fios como outros óleos, podendo inclusive ser usado por todos os tipos de fios.
Tanto para o profissional como para a consumidora, o óleo é um excelente trunfo na hora de dar mais vitalidade e brilho aos fios. Confira alguns modos de uso:
Na hidratação
Bastam algumas gotinhas para misturar o óleo a sua máscara capilar favorita. O óleo age como um condutor que consegue fazer com que os nutrientes das máscaras atinjam o interior da fibra capilar, potencializando a hidratação.
Na coloração
Alguns profissionais já misturam as gotas do produto às colorações, ajudando a proteger os fios, amenizando a agressão da tintura e ajudando a fechar as cutículas.
Para escovação
Bastam algumas gotas com o cabelo ainda úmido para que a escova seja feita em quase metade do tempo. Além de proteger do calor do secador, o produto dá brilho imediato aos fios que permanecem sedosos por dias.
Controle do frizz
Usado no comprimento e pontas (nunca na raiz) e deixando os fios secarem ao ar livre, elimina o aspecto ressecado e ajuda a proteger contra a poluição que tanto contribui para deixar os fios opacos.
Umectação
Para os fios mais ressecados, como os crespos e afros, o produto pode ser utilizado com os cabelos secos, massageando mecha por mecha até total absorção. Aguardar 30 minutos e enxaguar com água abundante e deixar secar naturalmente. Os resultados são cachinhos brilhosos e mega hidratados.

Cuide dos cabelos nesse verão e elimine o ressecamento

É no alto verão que os cabelos sofrem mais danos. A exposição frequente ao sol, mar e piscina muitas vezes levam ao ressecamento dos fios, deixando os cabelos armados, espigados e ásperos ao toque, além de cheio de pontas duplas. Segundo Nanni Leite, hairstylist e técnica da Mac Paul Cosméticos, isso acontece porque esses elementos somados ao uso do ar-condicionado abrem as escamas que formam a cutícula, parte externa do fio, deixando seu interior desprotegido. “O cabelo pode ressecar, quebrar ou perder a elasticidade devido. O ideal é não descuidar da hidratação e abusar dos leave-in com proteção solar”, recomenda a especialista.
Os fios precisam de proteção extra no verão, pois sofrem muito com a perda hídrica e precisam de ativos específicos e potentes para reverter essa situação. Para a hairstylist Luciana Felix, os mais indicados para tais fins são os produtos a base de colágeno, manteiga de karité, macadâmia, lanolina ou ceramidas. “Os cabelos que tendem a ressecar devido à perda de água precisam de ativos com alto poder de hidratação para compensar essa perda, além de criarem uma película protetora que ajuda a manter esses ativos nos fios”, explica a especialista.
Além de investir em bons produtos, deve-se lembrar que a saúde das madeixas começa de dentro para fora. “O profissional precisa incentivar e conscientizar suas clientes que a ingestão de líquidos e uma dieta rica em nutrientes também refletirão nos seus cabelos, para melhor”, sugere Luciana.
Outra dica importante é “dar férias” para secadores e chapinhas nesse período. Que tal looks mais despojados com finalização apenas com mousse, gel e leave-in? Ensine sua cliente a deixar os cabelos ao natural e assim ter mais opções para usar e abusar de novos visuais.
O que não pode faltar na prateleira do box são os shampoos e condicionadores com filtro solar na fórmula. Principalmente as mulheres que tem os fios tingidos, pois esses tendem a desbotar com muita facilidade. “A coloração é um processo oxidativo que sofre degradação pela ação do sol, por isso no verão os cabelos coloridos precisam de muita proteção, com leave-in e sílicas com proteção solar, e o uso de shampoos e máscaras específicos para cabelos coloridos”, recomenda Nanni Leite.
Para as loiras, a sugestão são os tratamentos com pigmentos violetas que tem a função de “desmarelar” os fios e proporcionam benefícios adicionais, como hidratação e brilho intenso. “Os tratamentos que combinam filtros de proteção solar, argan ou vitamina E são os mais poderosos, pois possuem agentes antioxidantes, combatendo, assim os radicais livres e proporcionando proteção duradoura contra os raios solares”, recomenda Luciana Fidelix

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Tratamentos corporais são os mais procurados durante o verão!!!

Tratamentos corporais são os mais procurados durante o verão

por Miriam Temperani em 30/11/2011
Com as temperaturas elevadas, é comum as mulheres usarem mais saias, vestidos e biquínis. O problema é que nem sempre dá para esconder o que as deixa aflitas: a celulite. Por isso, nessa época do ano em que o verão se aproxima, os procedimentos mais procurados nas clínicas de estética são os corporais que ajudam a combater e amenizar a celulite, devolvendo uma pele mais macia e com uma superfície mais lisa. “O Brasil vende esta imagem do país dos contornos corporais mais elogiados do mundo, por isso a corrida para os tratamentos corporais nessa época”, explica a coordenadora do Congresso de Estética da Beauty Fair, Ana Claudia Petkevicius, que cita a drenagem linfática e os tratamentos para redução de medidas como os mais procurados por elas.
Ainda segundo Ana Claudia, os tratamentos com tecnologia de ponta, como os de radiofrequência e o ultrassom potencializado figuram entre os prediletos. A vantagem hoje para quem deixou para última hora o começo de um tratamento como esse é que os resultados hoje aparecem em menos tempo, em apenas dois meses nota-se a diferença. “Claro que nisto implica o comprometimento do cliente em vários outros aspectos, como atividade física e alimentação, mas nada como um excelente profissional para instruir corretamente sua cliente para que ela atinja o resultado esperado em pouco tempo”, ressalta a especialista.
Mas os bons resultados não são possíveis só com o uso de bons e modernos equipamentos. O casamento perfeito nesse caso é aliá-lo com as mãos de um profissional qualificado e de produtos eficazes. Por isso é necessário que o profissional de estética esteja sempre atualizado sobre as novidades da área. “Eu trabalho com clientes muito bem informadas que sabem tudo que há de melhor, no mundo da beleza. Por isso a importância de participarmos de congressos, para levar tudo que tem de mais moderno na estética para nossa cabine”, afirma a esteticista Nilza Bittencourt.
E o profissional nunca deve deixar de fazer as recomendações básicas que ajudam (e muito) nesses tratamentos: beber pelos menos dois litros de água por dia; mantenham uma alimentação balanceada; fazer exercícios físicos frequentemente e usar protetor solar sempre, principalmente no rosto diariamente.

Laranja é a febre para as makes nesse verão

Você pode achar estranho e até um pouco inusitada a cor que está bombando nas makes, mas não se assuste. O tom alaranjado, por mais extravagante que seja, combina (e muito bem) com todos os tipos de pele e nas mais diversas partes do rosto, como blush, batom e sombra. Segundo a maquiadora profissional Alejandra Espindola o laranja será destaque em tudo nesse verão. “O laranja será destaque em tudo, nacional e internacional, com um tom mais vibrante. O famoso total white. O Azul e o verde e o color blocking também continuam em alta. O ideal é misturar as cores para estar com tudo no verão 2012”, afirma a especialista.
O predileto e mais adquirido até agora é o batom alaranjado que nas peles claras cria um harmonioso contraste e nas peles morenas e negras dá uma esquentada no visual, principalmente os tons puxados para o coral. Para quem não quer uma cor muito vibrante nos lábios, a opção são os gloss que dão brilho e cor a boca.
Para que maquiagem não fique borrada nem perca a vitalidade dos tons ao longo dos dias mais quentes, a dica de Alejandra é aplicar um bom prime e base que já contenha filtro solar e hidratantes na composição, além é claro, de limpar tonificar a pele antes de qualquer procedimento. “Evite hidratante. Prefira a base que tenha os dois benefícios, hidratação e proteção solar. É o ideal para os dias mais quentes”, recomenda Alejandra. Outra dica que excelente é o uso de lencinhos que removem a oleosidade da pele sem tirar a maquiagem, indispensável nos dias de calor intenso.
Para abusar dos coloridos da estação com o uso das roupas floridas sem exagerar ao compor o visual, aposte nas cores neutras para balancear o look. “Use as cores neutras como cinza, marron, preto, prata e dourado nas sombras e a boca pode colocar cor. Já se o vestido tiver um tom quente como amarelo, rosa ou laranja, o batom deve ser em tons claros, como rosinha ou tom de boca”, indica a maquiadora.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Os cuidados ideais para os seus pes!!!

Com a estação mais quente do ano chegando, os cuidados com os pés precisam ser redobrados, principalmente pelos profissionais. É comum as mulheres exibirem seus pés em sandálias, chinelos e outros calçados mais leves. O que nem sempre é possível para algumas, pois as agressões sofridas por pés e unhas no inverno muitas vezes acarreta no desenvolvimento de algumas lesões ou doenças, devido ao uso de sapatos e botas fechadas por períodos muito longos.
A podóloga e coordenadora do Simpósio de Podologia da Beauty Fair, Eni Lima, explicou que o principal problema nessa época do ano é o ressecamento da pele, que causa rachaduras. “O importante é hidratar sempre, com cremes específicos para os pés, a base de cera de abelha e uréia”, alerta a especialista.
Para os profissionais, a recomendação da especialista é manter e redobrar os cuidados básicos com os pés dos clientes, destacando o corte correto das unhas e a hidratação da pele. “Para preparar melhor os pés para a agressão do calor, suor, e, consequentemente, uma pele mais ressecada, o profissional pode fazer máscaras com argila e recomendar um escalda pés com óleos essenciais”, recomenda.
Outra indicação válida é a de não incentivar os clientes ao “lixamento” frequente dos pés nessa época do ano. Segundo o Dr. Paulo Lucas, farmacêutico e consultor em saúde dos pés, essa ação em vez de deixar os pés macios acaba que aumentando o ressecamento e podendo causar as terríveis rachaduras. “Deve-se fazer uma esfoliação constante nos pés ao invés de usar lixas. Efetuando esse procedimento, teremos um resultado excelente que será percebido em pouco tempo”, explica. Para o cotidiano, o profissional pode recomendar que o cliente faça uma boa assepsia dos pés diariamente, com boa limpeza, secagem correta principalmente entre os dedos e hidratação com produtos adequados.

sábado, 24 de setembro de 2011

Vitamina C- otima opção para o verão!!!!!!

Vitamina C Tópica: opção de tratamento no verão
Ação antienvelhecimento e protetora
Durante o verão, devido a uma maior exposição da pele aos raios ultra-violeta, é comum interromper-se o uso dos ácidos utilizados para o tratamento do fotoenvelhecimento, pois estes deixam a pele mais fina e sensível ao sol. No entanto, não é necessário parar o tratamento da pele, pois a vitamina C tópica surge como uma boa alternativa para a estação.
A vitamina C exerce uma ação anti-oxidante sobre a pele, protegendo-a da ação dos radicais livres, que favorecem o envelhecimento. Além disso, o uso tópico da vitamina C estimula a neo-colagênese (formação de tecido colágeno) e favorece o clareamento de manchas.
Os resultados não são tão evidentes quanto os obtidos, por exemplo, com o ácido retinóico, mas a sua ação já está comprovada. Testes realizados com produtos contendo vitamina C a 10% mostraram efeitos positivos no tratamento da pele fotoenvelhecida. Esta é a concentração ideal para se obter melhores resultados e, geralmente, só é encontrada em produtos manipulados. No entanto, nesta concentração, o produto tem baixa estabilidade, deve ser guardado em geladeira e sua validade é curta, cerca de 30 a 45 dias.
Por não apresentar problemas com a exposição ao sol, o produto pode ser usado até mesmo durante o dia, por baixo do protetor solar, em combinação com o uso noturno de outros produtos, como a Furfuril Adenina ou o DMAE.

sábado, 17 de setembro de 2011

SUA PELE CONTA SUA IDADE??

Sua pele revela a sua idade?

Entenda cada fase da pele e confira as dicas para driblar o tempo.


Você não leu errado. A pergunta é quantos anos a sua pele tem. A resposta irá depender dos cuidados e hábitos que você adotou até aqui. Pequenas atitudes ao longo dos anos podem ter feito toda a diferença - para o bem ou para o mal - e vão continuar fazendo daqui em diante.
O fato é que com o tempo a pele muda, e isso é natural. Pouco a pouco ela deixa a aparência frágil e macia da cútis de um bebê para ganhar um toque mais seco. Entenda cada fase e siga as dicas para manter a linha do tempo sob controle.

Infância

Você já deve ter conhecido alguém que considerava ter a pele de um bebê e sabe o quanto isso é um elogio para qualquer mulher. Na verdade, apesar da maciez e brilho, a pele infantil é muito frágil, sensível e exposta a alergias. Isso ocorre porque o colágeno ainda está em formação, a cútis conta com menos pelos e as glândulas responsáveis pela produção do suor ainda não estão maduras, o que a deixa propensa a irritações.
Cuidados:  evite produtos com fragrância e opte por aqueles específicos para pele sensível e seca. Esteja atenta para o aparecimento de bolinhas ou lesões avermelhadas que coçam e até viram ferida, pode ser dermatite atópica. Neste caso, use um hidratante com fórmula suave e sem perfume. Nada de recorrer aos mesmos cosméticos que você utiliza porque gosta do cheirinho.

Adolescência

A palavra-chave nessa fase é "hormônio" e com a pele não é diferente. As alterações hormonais causam uma verdadeira revolução nas glândulas sebáceas e nos folículos pilosos. Nessa etapa é comum que a oleosidade seja mais intensa no couro cabeludo e na pele, a acne dê as caras e os poros ganhem uma aparência dilatada.
Cuidados:  com o aumento da oleosidade, a recomendação é lavar o rosto com sabonete específico para este tipo de pele. Muito cuidado para não causar o efeito rebote, que é aquela oleosidade produzida em defesa ao ressecamento excessivo causado por muitas lavagens ou determinados produtos. Opte por sabonetes que limpem sem ressecar e que tenham fórmula suave, de preferência com extratos naturais que acalmam a pele, como calêndula e aloe vera.
Embora a cabeça do adolescente esteja centrada no presente, é preciso lembrar que hábitos errados, como a falta do uso de filtro solar, podem trazer problemas graves no futuro. Para se ter uma idéia, cerca de 80% da exposição solar de toda a vida acontece até os 18 anos de idade e os efeitos nocivos do sol são cumulativos.

20 anos

Chegou o momento em que a pele se torna plenamente madura. As células produzem grande quantidade de colágeno e elastina, garantindo sustentação e firmeza. As glândulas responsáveis pela produção de suor e sebo passam a trabalhar com mais estabilidade, fazendo com que a pele se mantenha hidratada e com textura macia.
Cuidados: a oleosidade excessiva pode ter ido embora, mas o cuidado na limpeza continua. Se sua pele ainda é oleosa, siga as dicas citadas na fase da adolescência. Caso ela seja mais sensível, escolha produtos com fórmula suave e, de preferência, sem fragrância. Isso irá garantir que a sua pele não responda ao uso dos produtos de forma alérgica. O protetor solar é imprescindível para evitar problemas mais adiante.
Evite cigarro, bebida alcoólica em excesso e poucas horas de sono. Procure ter uma alimentação balanceada e com pouca gordura. Todo o corpo irá agradecer.

30 anos

A famosa casa dos 30 traz os primeiros sinais de envelhecimento. Isso ocorre em parte porque a pele perde cerca de 10% do seu mecanismo de defesa, dando mais espaço para a perigosa atuação dos radicais livres. A renovação celular também perde força, tornando-se 20% mais lenta. É nessa fase que os resultados dos hábitos adotados até o momento irão aparecer e isso inclui o acúmulo de sol guardado na memória celular.
Cuidados: mantenha os bons hábitos mencionados na fase dos 20 anos e acrescente uma arma em seu arsenal: os retinóides. Além de acelerar a renovação celular que se torna mais lenta nessa fase, ele ainda combate as linhas finas que começam a aparecer.
Com o avanço da tecnologia, o mercado já dispõe de retinoides que oferecem ótimos resultados sem causar aqueles efeitos colaterais que antes faziam com que o tratamento fosse abandonado, como ressecamento excessivo, vermelhidão e descamação. O adapaleno é uma ótima opção e, recentemente, foi lançado em versão mais potente, com concentração de 0,3% e tolerabilidade similar a da versão anterior.


40 anos

Nesta etapa o envelhecimento é mais evidente. A espessura da pele é 50% inferior do que aos 20 anos e o tônus muscular diminui 30% a capacidade de rigidez, gerando flacidez facial. A capacidade de retenção de água também diminui, deixando a pele ressecada e desnutrida.
Cuidados: invista na hidratação, evite álcool em excesso e procure ter um sono com qualidade para que o sistema circulatório trabalhe bem. Uso de antirrugas é bem-vindo nessa fase, e os retinoides devem ser mantidos. Não tome sol sem protetor solar, pois as manchas são mais resistentes nessa idade.

Dos 50 anos em diante

As transformações iniciadas aos 40 anos se tornam mais intensas, as rugas ficam acentuadas e os lábios tendem a se tornar mais finos por causa da reabsorção óssea da mandíbula. A chegada da menopausa causa nova revolução hormonal fazendo com que a pele da mulher se torne mais fina e ressecada, e ocorre uma diminuição na produção de fibras de colágeno e elastina.
Cuidados: três palavras mágicas fazem parte dessa fase: limpeza, hidratação e proteção solar. Se as rugas incomodam muito, não é preciso se desesperar ou recorrer a técnicas invasivas, como a cirurgia plástica. Recentemente, o número de intervenções não-cirúrgicas ultrapassou o de cirurgias e isso se dá principalmente ao uso da toxina botulínica na estética. Com um procedimento rápido e simples, é possível ganhar uma aparência mais jovem. Atualmente, o mercado conta com novas opções de toxina botulínica que garantem resultados com uma aparência natural. Consulte um dermatologista para conversar sobre o assunto.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

ATITUDES QUE BOICOTAM SUA DIETA NO FDS!!!!!

Crédito: Getty Images


Está chegando o final de semana. O que fazer para fugir das comilanças? Sua agenda está cheia de eventos engordativos: churrascos, festas de aniversário, drinques na beira da piscina. Cuidado! Uma escorregadela pode pôr seu regime em risco. Veja aqui cinco atitudes que estragam a dieta e saiba como evitá-las.

Liberar geral no almoço e no jantar
Sábado e domingo pode tudo? Não! Cuidado com os excessos. Um pedaço pequeno de pizza ou uma fatia de doce não vai detonar sua dieta. Mas se você atacar todas as comidas engordativas que estiverem pela frente, poderá pôr tudo a perder e anulará todo o esforço feito de segunda a sexta-feira. Mais uma alerta: não vale repetir o prato, hein!

Beliscar a qualquer hora
No meio da tarde bate aquela fominha. Que tal um petisquinho gostoso? Um pão de queijo aqui, um bombom ali… Será que fazem mal? Sim! Somando todas as beliscadinhas do dia, sua cota de calorias pode explodir! Faça trocas inteligentes: substitua o chocolate e os biscoitos por frutas secas.

Esquecer da água

Sim, é preciso beber pelo menos dois litros por dia, inclusive nos finais de semana. A água hidrata o corpo, preenche o estômago e engana a fome. Uma boa dica é separá-la em garrafas e deixá-las sempre perto de você. Além da água, você pode beber sucos naturais ou de caixinha (sem açúcar). Mas lembre-se de que só pode consumir três porções de frutas por dia. Mais do que isso, engorda!

Abrir espaço para a preguiça
Bateu o cansaço e você se entregou totalmente à preguiça? Nada de ficar deitada no sofá em frente à TV comendo um balde de pipoca! Que tal mexer o corpo um pouquinho? Vá até o parque mais próximo da sua casa e caminhe durante 20 minutos no sábado. Repita o passeio no domingo. Além de queimar calorias, você notará uma grande melhora na sua disposição e terá mais pique para enfrentar a correria dos próximos dias.

Dormir pouco ou muito mal
Dormir mal ou pouco desequilibra os hormônios e faz engordar. Além disso, quem fica mais tempo acordado tem mais chance de atacar as guloseimas da geladeira. O ideal é dormir oito horas por noite, inclusive no final de semana

terça-feira, 16 de agosto de 2011

BENEFICIOS DA MASSAGEM PARA O SEU CORPO



Beleza, bem-estar e qualidade de vida: você merece. - Beleza, 
bem-estar e qualidade de vida: você merece.
Todas as nossas emoções contidas e reprimidas no dia-a-dia podem ser traduzidas em nosso corpo deixando-o mais denso, pesado em partes específicas. Para o alívio de tais sintomas é fundamental um relaxamento completo do corpo e da mente e o toque das mãos tem papel fundamental nesta tarefa, afinal o toque é a técnica de auto-conhecimento realizada de forma mais íntima, verdadeira e pessoal impossível.

Antigos médicos gregos e romanos diziam que a massagem era um dos principais meios de curar e aliviar a dor. No século V, o “pai da medicina”, Hipócrates escreveu: “O médico deve ter experiência em muitas coisas, mas deve ter habilidade na fricção”. Para sanar a asma, Plínio, um famoso naturista romano, era submetido regularmente a fricções. Para aliviar a neuralgia e as dores de cabeça, Júlio César, que sofria de epilepsia, era massageado diariamente. No século XI, o filósofo e médico árabe Avicena conta na sua obra “Cânone” que o objetivo da massagem é “a dispersão das matérias estéreis que se encontram nos músculos e não são expelidas pelo exercício”. A partir do século XVI, através da obra de Ambroise Pare, a massagem começou a ser fundamental.

sábado, 13 de agosto de 2011

TUDO SOBRE ESFOLIAÇÃO!!!!!!

A esfoliação já faz parte do ritual de beleza de muitas mulheres, pois promove a eliminação de células mortas, tornando mais eficiente a penetração de cosméticos como hidratantes e deixando a pele com cor uniforme e macia.
A gestora em cosmetologia da Vita Derm, Cida Costa Luz aconselha o uso desta técnica para a saúde e beleza do rosto e corpo, porém sugere cuidados preventivos que evitam agressões à pele.
Veja a entrevista e fique mais bonita.
1. O que é a esfoliação?
Esfoliação é a remoção de células descamativas da pele por meio da aplicação de substâncias esfoliantes.
Como ela atua na pele? Explique o processo (tecnicamente).
A renovação da epiderme é constante, pois existe uma descamação diária. Porém, nem todas as áreas descamam por igual. A esfoliação ajuda no igualar da superfície. Esse processo deixa a pele mais lisa, com brilho, macia e com melhor capacidade de receber os cosméticos, como por exemplo, hidratantes e nutritivos. Os esfoliantes tem a intenção de remover células que já estão sem núcleo, auxiliando a remoção.
3. E quais são seus benefícios “internos”? Ela funciona a favor da circulação, por exemplo?
Além de facilitar a penetração dos princípios ativos, ajuda a potencializar a hidratação, melhora a circulação e acelera o processo de renovação da pele.
4. Não esfoliar a pele do corpo traz quais consequências?
Nenhuma em especial, pois o corpo tem seus próprios mecanismos para resolver essa troca de células diárias. Estamos apenas “dando uma mãozinha”, mas devemos fazer isto com moderação para evitar o ressecamento, o que gera uma pele sem brilho e com riscos de distúrbios como coceiras, doenças, e até reações eczematosas.
5. Qual é o procedimento? A pele deve ser preparada de alguma forma?
O ideal é fazer a esfoliação durante um banho morno, aplicando o esfoliante em movimentos circulares e gentilmente, pois a intenção é esfoliar e não “esfolar” a pele. Removemos, a seguir, os resíduos do esfoliante ainda na ducha morn a .
Como escolher um esfoliante correto?
Opte por boas marcas e siga a orientação de seu dermatologista ou esteticista . Fuja das receitas caseiras.
Alguns esfoliantes são mais abrasivos que outros?
Sim, e o mais importante é nunca esfregar com força. O produto deve ser aplicado com delicadeza, em movimentos circulares e com a pele umedecida, porém, no mercado existem esfoliantes muito finos e delicados que podem ser manuseados com a pele ainda seca.
Quais os ingredientes fundamentais de um esfoliante? O que o consumidor precisa observar no rótulo do produto?
Normalmente, o produto vem em forma de sabonetes líquidos com componentes esfoliantes que podem ser naturais, ou sintéticos, como micro grânulos de polietileno, são encontrados, também, na forma de cremes.
9. Se a esfoliação for feita com misturas caseiras – e não produtos industrializados – quais seriam esses ingredientes?
Esse tipo de esfoliante não deve ser usado, pois mesmo com ingredientes caseiros podemos agredir demais a pele ou mesmo manchá-la. Existem diversos tipos de esfoliantes no mercado com preços acessíveis para todos os bolsos.
10. A bucha é um esfoliante? Ela sozinha basta?
A bucha promove uma esfoliação muito agressiva da epiderme, não devendo ser utilizada rotineiramente.
11. Deve haver alguma atenção especial às áreas específicas do corpo, como cotovelos e joelhos? Aliás, o que tanto essas áreas tem de diferentes?
A esfoliação é o caminho correto para a melhora da pele mais espessa, também devemos utilizar hidratantes adequados. Nos casos de queratose pilar – aspecto normalmente encontrado nos braços, coxas e glúteos - aquelas pequenas bolinhas grosseiras, a esfoliação deve ser feita pelo profissional.
12. Neste caso, muda-se o esfoliante ou é o mesmo para o restante do corpo?
No caso de uma alteração grande nessas áreas, se com a esfoliação e hidratantes habituais não há melhora, o correto é procurar o dermatologista para a prescrição de um hidratante mais adequado.
13. Quantas sessões são necessárias por semana? A quantidade difere de acordo com o tipo de pele?
Depende do tipo de pele. Podemos realizar a esfoliação uma vez por semana. Em casos mais intensos ou em áreas específicas é recomendável duas vezes por semana e quando terminar o tratamento, uma vez a cada 15 dias ou de acordo com a orientação da profissional.
Podemos esfoliar o corpo em qualquer época do ano? Por quê?
Sim. Precisamos apenas ter mais cuidado com a hidratação e até a lubrificação nas épocas frias. Esta recomendação ainda é maior para pessoas com pele seca.
15. Se o consumidor “passar da conta”, o que acontece na pele?
Possibilidade de irritação e ressecamento por causa da agressão causada pelo produto que se aplica. O aspecto poderá ainda ser acentuado se não houver uma hidratação adequada
16. Em quais condições a pele não pode receber esfoliação?
Em algumas patologias como acne inflamatória (pústulas), psoríase e vitiligo, além de pele muito sensível ou ressecada.
17. Porque os pés precisam da esfoliação?
Porque os cotovelos e joelhos possuem uma camada externa mais espessa, já que sustentam todo o peso do corpo. Além da esfoliação, massagem com creme ou manteiga para manter a emoliência e hidratação, uma vez que na região plantar não há glândulas sebáceas. Se o processo for feito por outra pessoa, melhor ainda!
18. O número de sessões por semana deve aumentar?
Depende de cada caso, pode aumentar sim.
19. A esfoliação deve ser feita com produtos específicos para os pés? Por quê?
Às vezes, precisamos de agentes mais abrasivos para remover o excesso de pele acumulada na região plantar. Eles são capazes de remover um pouco da camada de queratina (proteína que compõe a camada córnea).
20. Depois da esfoliação, ainda no chuveiro, é permitido o uso de óleo de banho?
Sim, sem dúvidas. Isso ajuda na hidro umectação da pele.
21. Depois da esfoliação (do corpo e dos pés), é necessário passar um hidratante? Qual a importância disso? Vale substituir por um óleo?
Você pode optar por usar um ou outro, ou até os dois. Ao terminar o banho, ainda molhada, aplique o óleo, massageie e enxugue-se depois. Com a pele ainda úmida, aplique um hidratante imediatamente.
22. Algumas pessoas, após usar esfoliantes acham que a pele fica mais grossa. Por que acontece isso?
Porque exageraram na esfoliação, deixando-a descamativa e áspera.
23. Se logo após a esfoliação, a mulher precisar se expor ao sol, é preferível o protetor solar ao invés de hidratante comum?
Recomendo os dois, pois filtro solar deve ser usado diariamente, mesmo na cidade. Aplique o hidratante, espalhe bem, deixe penetrar na pele e posteriormente, passe o filtro.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

ALONGAMENTO DE CILIOS!!!!!!!!!SHOW!!!!!!!!!


Alongamento de cílios

Fios aplicados um a um garantem cílios mais volumosos e um resultado natural


alongamento de cilios 300x200 Alongamento de cílios
Para as mulheres que querem um olhar marcante e não estão satisfeitas apenas com o efeito do curvex e dos cílios postiços, existem outras alternativas. Entre elas, alongamento de cílios fio a fio, uma técnica que, além de destacar ainda mais o olhar, dá um volume duradouro aos cílios mantendo a naturalidade.
Os fios artificiais que servem para alongar os cílios são fixados um a um sobre os fios naturais com uma cola específica e hipoalergênica, isto é, com baixo potencial de causar alergias.
Não existe uma quantidade determinada de cílios a ser colocada, fica a critério da mulher, mas é preciso levar em conta o tamanho dos olhos para não exagerar e deixar a aparência carregada e com aspecto artificial.
O alongamento de cílios deve ser feito por um profissional e o processo de aplicação dura em torno de uma a duas horas. Depois de pronto, alguns cuidados devem ser tomados. Evite esfregar demais os olhos, usar água muito quente e demaquilante na área.
Com os cílios artificiais, não é preciso mais aplicar rímel na hora de fazer a maquiagem. O curvex deve ser evitado por cerca de 30 dias. Para que eles fiquem sempre bonitos e conservados, é preciso fazer uma manutenção a cada quinze dias. Durante este tempo é normal alguns fios caírem, por isso uma manutenção após a aplicação é tão importante.
   Ja disponivel no Centro de Estetica Uma linda Mulher.

terça-feira, 26 de julho de 2011

O QUE VC PRECISA SABER SOBRE HIDRATAÇÃO DA PELE.

Hidratação da pele: o que precisamos saber
A pele normal possui um percentual de hidratação necessário para que ela possa exercer suas funções adequadamente. Vários fatores podem influir neste percentual, deixando a pele ressecada.
O que pode provocar o ressecamento da pele?
São vários os fatores responsáveis:
  • Fatores climáticos, como o vento, o sol, frio intenso e o ar seco, favorecem a evaporação da água através da pele, diminuindo o seu grau de hidratação.
  • Substâncias químicas, como sabões e detergentes, eliminam a gordura da pele, afetando o manto lipídico que ajuda a reter a umidade natural da pele, deixando-a desprotegida e favorecendo a desidratação.
  • Com o processo de envelhecimento, o teor de água da pele diminui. Por isso, é comum que pessoas idosas apresentem a pele mais seca.
  • Algumas doenças como dermatite atópica, psoríase e ictiose, provocam alterações na pele que modificam sua hidratação natural.
  • As alterações provocadas pelo excesso de sol na pele, o fotoenvelhecimento, também favorecem a sua desidratação.
Quais os problemas de uma pele desidratada?
A pele desidratada pode ter sua função de proteção comprometida, além de ganhar aspecto opaco, áspero, sem elasticidade e com tendência à descamação. A pele ressecada é mais frágil e sujeita a irritações.
Que cuidados podem evitar o ressecamento da pele?
Para evitar o ressecamento, é importante:
  • Beber bastante líquidos, aproximadamente 2 litros por dia.
  • Proteger a pele das agressões externas, evitando o sol em excesso e sem proteção solar.
  • Nas áreas de pouca oleosidade, não deve-se utilizar sabonetes em demasia, bucha e água muito quente, para não diminuir ainda mais o manto lipídico.
  • Caso sejam tomados mais de um banho por dia, os sabonetes devem ser usados no corpo todo apenas em um dos banhos. Nos outros, usar apenas nos locais de dobras de pele (virilha, axilas, etc.) ou de maior oleosidade.
  • Evitar produtos que contenham álcool em sua fórmula, pois também podem ressecar a pele.
  • Utilizar hidratantes logo após o banho, nas áreas que apresentem sinais de ressecamento.
Por que a pele fica mais ressecada no inverno?
No inverno, há uma diminuição da transpiração e uma menor umidade do ar, levando a uma menor hidratação natural da pele. Além disso, nesta época, é comum se tomar banhos mais quentes, que retiram a oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele.
Qual o melhor hidratante?
O hidratante adequado vai depender das características da pele de cada pessoa. O profissional da area da estetica esta habilitada a indicar seu tipo de pele. .
A descamação pode ser provocada por uma doença?
Algumas vezes, o ressecamento da pele pode ser provocado por doenças que provocam descamação como: a dermatite atópica, a psoríase e a ictiose, entre outras. Nestes casos, é importante que o dermatologista diagnostique qual é a causa da descamação para indicar o tratamento mais adequado.
Colaboração: Dr. Roberto Barbosa Lima

domingo, 17 de julho de 2011

ESCOVA PROGRESSIVA COM CISTEINA!!!



A PREFERENCIA DA MULHER BRASILEIRA



É unanimidade: os cabelos lisos são preferência entre 9 em cada 10 mulheres. Com tanta tecnologia cosmética, o sonho fica cada dia mais possível, pois os alisamentos (escovas progressivas/definitivas) estão mais eficientes e acessíveis.


1) Quais os cuidados necessários para ter e manter as madeixas lisas e saudáveis?
Hidratação semanal e uma vez por mês cauterização no salão. Esses procedimentos mantêm os cabelos protegidos, lisos e saudáveis.

2) Quais as diferenças entre as escovas definitiva e progressiva?
A escova definitiva é feita por meio de um processo chamado oxirredução, causando um realinhamento da fibra e o alisamento, porém, esta ação promove a perca demasiada de massa, ocasionando em ressecamento e agressão à haste capilar. Na progressiva, não ocorre a eliminação de massa, mas assim como numa simples escova, utilizamos a água para transformação temporária. A progressiva age da mesma forma, porém por um período muito mais longo.

3) Para qual tipo de cabelo é indicada a progressiva? E a definitiva?
Progressiva: cabelos com ondulações. Já na primeira aplicação, conquista-se um ótimo resultado.

4) O que a linha Pro Cisteína tem de diferente em relação às escovas existentes no mercado?
A Vita Derm não utiliza o formol nem como conservante, ao contrário da maioria das empresas. As etapas da sua formulação são acompanhadas detalhadamente, preocupando-se no máximo com a aparência dos fios e a saúde do profissional e do cliente, assim podemos alcançar a máxima eficácia no procedimento
Definitiva: cabelos com ondulações, curva sem definição e muito mais resistentes que necessitam de uma química mais forte.

Linha Pro Cisteína Vita Derm
              
À base de Cisteína, um aminoácido presente no cabelo que estimula o alisamento sem agredir os fios, a linha é composta por três produtos:

  Cisteína Mask: desenvolvida com alta tecnologia e a mais pura Cisteína em sinergia com silicones de grande desempenho e óleos vegetais, o produto forma uma camada protetora por toda a extensão dos fios, dando brilho e maciez duradouros, prolongando o efeito transformador (magic hair).         
· Shampoo Pré-Tratamento: limpa profundamente a haste capilar e expande as cutículas, preparando os fios para receber a mais pura Cisteína;

· Magic Hair: sistema de realinhamento capilar sem formol. A associação do ácido glioxílico com a Cisteína promove hidratação e um alisamento gradativo dos fios, sem agredi-los, formando uma película de queratina que proporciona proteção, maciez, máxima penteabilidade e brilho intenso;·
DISPONIVEL NO CENTRO DE ESTETICA UMA LINDA MULHER
VITA DERM- OS MELHORES PROFISSIONAIS USAM!

segunda-feira, 11 de julho de 2011

GRAVIDEZ- O QUE PODE E O QUE NÃO PODE!!!!!

Beleza: saiba o que é proibido e o que é permitido na gravidez
Na dúvida, é melhor não arriscar. Esta é a regra para as mulheres que querem saber qual a melhor forma de cuidar da beleza durante os nove meses de gestação, afirmam os dermatologistas. A explicação é simples: como os testes de segurança dos cosméticos não são feitos com grávidas, não há como ter a certeza de que um determinado produto não vai fazer mal ao feto. O cuidado deve ser ainda maior nos três primeiros meses de gravidez, fase mais importante na formação correta do bebê.

Os dermatologistas estão, cada vez mais, indicando produtos bem naturais para as gestantes. As melhores marcas de cosméticos geralmente têm uma linha especial para grávidas. Estes produtos costumam ser livres de uma série de substâncias, não causam alergias e agridem menos a pele.

Nesta fase, o ideal é investir apenas na prevenção. Ou seja, nada de tratar rugas, manchas, espinhas, estrias ou celulite. Estes tratamentos só devem ser retomados após o fim da amamentação, já que alguns componentes dos cosméticos, principalmente os ácidos, podem acabar no leite materno.
Perigo para o feto e risco para mãe
Além do perigo para o feto, os cosméticos comuns também podem irritar ou causar manchas na pele da futura mãe, que está muito mais sensível neste momento.
Durante a gravidez, não adianta a mulher querer investir em procedimentos para combater os eventuais problemas de beleza que aparecem durante esses nove meses. Isto só vai fazer mal a ela e ao bebê. Na verdade, o ideal é que, assim que souber que está grávida, guarde todos os produtos de beleza antigos e converse com seu dermatologista e seu obstetra para saber o que ainda é permitido. Além do perigo para o feto, os cosméticos comuns também podem irritar ou causar manchas na pele da futura mãe, que está muito mais sensível neste momento - avalia.
Os tratamentos estéticos como peelings, laser e massagens modeladoras também devem ser suspensos, lembra a dermatologista Renata Roxo, da SBD. O único permitido é a drenagem linfática e, mesmo assim, só deve ser feita com aval do obstetra.
Confira alguns dos produtos proibidos para gestantes
- Cabelos: Nos três primeiros meses, qualquer tipo de tintura, clareamento ou reflexo está proibido. Além da amônia e do iodo, estes produtos costumam conter metais pesados como chumbo. Alguns dermatologistas permitem, após o primeiro trimestre, reflexos longe da raíz, assim como tonalizantes.
E não adianta achar que a henna é natural. Nem todos os produtos são de boa qualidade e podem oferecer riscos à saúde. Alisamentos, escovas progressivas ou inteligentes, relaxamentos e hidratações que contenham formol, mesma na quantidade permitida pela Vigilância Sanitária, também estão totalmente proibidos.

- Rosto: Qualquer tipo de creme clareador, rejuvenescedor ou firmador está proibido. Botox ou colágeno, nem pensar. Na gravidez, é preciso evitar os ácidos glicólico, salicílico, retinóico e os derivados de frutas, os antibióticos tópicos, e também qualquer produto com enxofre. Filtros solares são permitidos, mas o ideal é preferir aqueles livres de parabenos e ftalatos.

- Corpo: Hidratantes são recomendados, mas devem ser indicados por um dermatologista e devem ter uma fórmula especial para gestantes. Por exemplo, as temidas estrias são combatidas com hidratantes com uréia em baixa concentração. Produtos muito concentrados não são recomendados para a grávida, assim como aqueles com vitamina A e hidroquinona porque podem manchar a pele

sábado, 9 de julho de 2011

MICOSES DE UNHAS??? COMO EVITAR ESTE PROBLEMA TÃO DIFICIL DE CURAR??

Doenças da Pele
Onicomicose (micose da unha)
O que é?
A onicomicose é uma infecção que atinge as unhas, causada por fungos.  As fontes de infecção podem ser o solo, animais, outras pessoas ou alicates e tesouras contaminados. As unhas mais comumente afetadas são as dos pés, pois o ambiente úmido, escuro e aquecido, encontrado dentro dos sapatos e tênis, favorece o seu crescimento. Além disso, a queratina, substância que forma as unhas, é o "alimento" dos fungos.
Manifestações clínicas
Existem várias formas de manifestação das onicomicoses. Veja abaixo alguns dos tipos mais frequentes:  
  • Descolamento da borda livre: a unha descola do seu leito, geralmente iniciando pelos cantos e fica ôca. Pode haver acúmulo de material sob a unha. É a forma mais frequente.


  • Espessamento: as unhas aumentam de espessura, ficando endurecidas e grossas. Esta forma, pode se acompanhar de dor e levar ao aspecto de "unha em telha" ou "unha de gavião".
  • Leuconíquia: manchas brancas na superfície da unha.


  • Destruição e deformidades: a unha fica frágil, quebradiça e se quebra nas porções anteriores, ficando deformada.


  • Paroníquia ("unheiro"): o contorno ungueal fica inflamado, dolorido, inchado e avermelhado e, por consequência, altera a formação da unha, que cresce ondulada e com alterações da superfície.

Como evitar?
Hábitos higiênicos são importantes para se evitar as micoses.  Previna-se seguindo as dicas abaixo:  
  • Não ande descalço em pisos constantemente úmidos (lava pés, vestiários, saunas).
  • Observe a pele e o pêlo de seus animais de estimação (cães e gatos).  Qualquer alteração como descamação ou falhas no pêlo procure o veterinário.
  • Evite mexer com a terra sem usar luvas.
  • Use somente serviços de manicures com material esteril e descartavel. se não for possivel ter certeza deste procedimento, tenha seu proprio material
  • Evite usar calçados fechados o máximo possível.  Opte pelos mais largos e ventilados.
  • Evite meias de tecido sintético, prefira as de algodão.
Tratamento
Os medicamentos utilizados para o tratamento podem ser de uso local, sob a forma de cremes, soluções ou esmaltes. Casos mais avançados podem necessitar tratamento via oral, sob a forma de comprimidos. Os sinais de melhora demoram a aparecer, pois dependem do crescimento da unha, que é muito lento. As unhas dos pés podem levar cerca de 12 meses para se renovar totalmente e o tratamento deve ser mantido durante todo este tempo. A persistência é fundamental para o sucesso do tratamento.

O tipo de tratamento vai depender da extensão da micose e deve ser determinado por um médico dermatologista.  Evite usar medicamentos indicados por outras pessoas, pois podem mascarar características importantes para o diagnóstico correto da sua micose, dificultando o tratamento.
Colaboração: Dr. Roberto Barbosa Lima -

segunda-feira, 4 de julho de 2011

QUANDO DEVO ME PREOCUPAR COM UM SINAL NO MEU CORPO??

Quando devemos retirar um sinal?
"Pintas" e sinais escuros são muito freqüentes nos seres humanos e, quanto mais clara a pele e mais sol a pessoa se expôs em sua infância e adolescência, mais pintas o indivíduo deverá ter.
Em geral, toda "pinta" apresenta a possibilidade de transformação em câncer da pele. Felizmente, tal transformação ocorre apenas numa minoria dos casos. O que não significa que não devemos estar atentos para esta possibilidade. Na realidade, uma vez que estas lesões estão visíveis e em local de fácil acesso (a pele), isto permite a sua retirada, quando necessária, evitando problemas maiores para a saúde.
É exatamente por estes motivos que algumas "pintas" ou sinais devem ser retirados, mas não todos. Devem ser removidas apenas as lesões que justifiquem a remoção, evitando cirurgias desnecessárias e as cicatrizes resultantes.
Como saber quais são os perigosos?
De uma maneira prática, devem ser retiradas:
  • todas as "pintas" que sofram modificações (crescimento ou mudança de cor) num curto período de tempo (semanas ou meses);
  • aquelas que coçam, ardem ou doem;
  • sinais escuros nas plantas dos pés, palmas das mãos, couro cabeludo, dentro da boca ou nas mucosas dos genitais;
  • "pintas" que sangram.
Sinais de nascença são tão ou mais perigosos que aqueles que surgem na juventude e podem ser retirados sempre que o resultado estético for vantajoso. O dermatologista é o profissional qualificado para avaliar se uma lesão realmente deve ou não ser removida. Entretanto, a experiência diz que quando uma pessoa "cisma" com uma "pinta", vale a pena retirá-la.
É bom ressaltar que as "pintas" ou sinais a que estamos nos referindo são as lesões denominadas nevos melanocíticos. Várias outras lesões que surgem na pele podem ser semelhantes aos nevos melanocíticos, mas apenas estes devem ser removidos de acordo com as orientações acima.
Colaboração: Dr. Flávio Luz - Dermatologista

quarta-feira, 29 de junho de 2011

IMPORTANTISSIMO!!!!!!!

Remoção da maquiagem deixa a pele saudável

Remover totalmente a maquiagem no dia-a-dia é regra básica para as mulheres que se preocupam em manter a pele com aspecto jovem e saudável, sem cravos e espinhas
Faça o teste: após o banho, passe no rosto um algodão embebido em leite ou loção de limpeza. Ele ainda fica sujo? A dupla água e sabonete não é realmente suficiente para limpar a pele, principalmente quando há o acúmulo de maquiagem. Por isso mesmo, não economize em leites ou loções de limpeza.
"Os pigmentos usados nos cosméticos têm efeito cumulativo, entupindo os poros e, conseqüentemente, provocando cravos, espinhas e até manchas", explica Kátia Silva Nunes, professora de estética integral e diretora técnica da Escola de Estética Perfeição & Beleza, em Petrópolis (RJ). Esses resíduos também deixam a pele áspera e sem brilho e, a longo prazo, estimulam o envelhecimento precoce. Por isso, a esteticista orienta como remover a maquiagem corretamente:
Para as maquiagens pesadas, como delineador e máscaras para os cílios, use um bom demaquilante. Use algodão ou gaze para espalhar o produto.
Sombra, blush e lápis de sobrancelhas são considerados produtos leves. Nesse caso, basta usar uma emulsão (loção ou leite) de limpeza. À base de uréia, esse tipo de produto também ajuda a hidratar a pele.
É importante aplicar uma loção tonificante para equilibrar o pH da pele.
Para quem tem até 35 anos, o último passo é usar um bom creme hidratante. Acima dessa idade, a pele já pede um creme nutritivo.

DICAS DE MAQUIAGEM PARA PELES MORENAS OU MULATAS

A maquiagem étnica tem função de iluminar o rosto e realçar a pele.
Essas dicas dão um toque especial para quem tem a pele morena
Aplique o corretivo para encobrir as olheiras e imperfeições da pele. Passe a base uniformemente no rosto e pescoço com o auxilio de uma esponjinha.
Realce as sobrancelhas aplicando um pouco de sombra marrom opaca com um pincel. Aproveite para pentear os fios.
Passe a sombra dourada em toda a pálpebra, desde os cílios até as sobrancelhas. Para dar um charme a mais, passe um pouquinho de sombra nos cílios inferiores, bem rente ao nariz.
Espalhe com um pincel mais grosso uma camada fina de pó facial, apenas na região dos olhos. No final, você vai perceber como essa parte fica mais iluminada.
Passe o lápis preto rente aos cílios superiores e esfumace-o com a ajuda de um pincel. Faça isso somente na região da pálpebra superior, para dar um efeito dégradé.
Aplique uma camada fina de delineador, rente aos cílios superiores.
Passe o rímel preto várias vezes sempre de baixo para cima. Tome cuidado para não carregar demais a expressão dos olhos.
Faça um movimento com a boca, como se fosse dar um beijo e aplique o blush na região das bochechas.
Contorne a boca com lápis labial marrom, seguindo o desenho dos lábios.
10º Esfumace bem o contorno do lápis com gloss brilhante dourado, para ficar com efeito mais natural.
Quem tem pele negra tem que tomar cuidado para não deixá-la acinzentada, e as morenas devem ficar atentas para evitar um aspecto avermelhado na face. Evite tom rosas e invista no dourado, gloss e transparente.
Fonte: www.prontosa.com.br

segunda-feira, 27 de junho de 2011


Maquiagem 2011 inverno
As tendências de maquiagens para o inverno de 2011 é usar olhos bem marcados com as cores preto, grafite e tons que puxam para o metal. O que será muito usado nos olhos são os delineadores coloridos, azul, vermelho e verde. O lápis claro dentro dos olhos como branco ou bege que voltaram com tudo para o inverno de 2011, sem esquecer os cílios postiços.
Outra tendência para 2011 são os batons bem coloridos e as cores escuras como o vermelho, vinho, uva e ainda o azul. Mas se você prefere as cores clássicas e tons mais claros aposte nos tons de rosas clarinhos e no tom de matte que nunca saem de moda.
A tendência para as sobrancelhas é deixa-las bem marcadas e delineadas, neste inverno de 2011 não tem mais a regra de olho tudo, boca nada, as cores estão liberadas desde que estejam em equilíbrio.

Maquiagem Esfumado
As mulheres gostam de estar sempre bonitas aonde quer que estejam. A maquiagem sempre foi uma aliada das mulheres no quesito beleza. A parte do rosto que mais chama a atenção nas mulheres são os olhos, por isso precisam ser mais destacados. Uma boa dica para destacar os olhos é fazer uma maquiagem com os olhos esfumaçados, que deixa a mulher chique e é ótimo para usar em várias ocasiões essa maquiagem a noite.
Dicas para fazer os olhos esfumaçados
Primeiro você deve escolher as cores da sombra, as mais usadas são as sobras preta e cinza, mas você também pode usar cores mais vivas como o café, violeta e o chocolate. Você vai precisar de duas cores de sombras, uma cor mais forte e uma mais clara para variar a tonalidade. Escolha um lápis preto ou marrom macio e uma máscara para os cílios da mesma cor para complementar a maquiagem. Alguns lápis de olho já vêm com uma esponja na ponta, mas se não tiver, escolha um pincel macio e fino para fazer o efeito esfumaçado nos olhos. Antes de começar a maquiagem dos olhos não se esqueça de limpar bem a pele, hidratar e passar o corretivo e base.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

SOL x INVERNO

E o sol? Exige cuidados também no inverno?
Ao contrário do que se pensa, o sol do inverno não é tão inocente assim. Ele é rico em radiação ultra-violeta A, que apesar de não provocar queimaduras (e, por isso, é comum se pensar que não danifica a pele), é o principal responsável pelo envelhecimento cutâneo. Na foto abaixo, pode-se perceber o resultado do dano que o sol provoca na pele ao longo da vida. A região do abdômen ficou protegida pela roupa, enquanto o braço recebeu a ação do sol.
Fotoenvelhecimento

Portanto, mesmo no inverno é importante o uso de proteção solar. Pessoas com pele oleosa e acneica devem usar apenas filtros solares com rótulo de "oil-free", e o fator de proteção deve sempre ser igual ou maior que 15, reaplicando-se o protetor a cada 2 horas em caso de permanência prolongada no sol.
A alimentação também é importante para cuidar da pele. No frio bebemos menos água, o que pode colaborar para o ressecamento da pele. Recomenda-se a ingestão de cerca de 2 litros de água por dia. Deve-se, ainda, evitar a ingestão de alimentos gordurosos e aumentar a ingestão de frutas, legumes e verduras.

terça-feira, 21 de junho de 2011

SUA ALIMENTAÇÃO AJUDA VOCE OU AJUDA SUA CELULITE??

Lipodistrofia Ginóide ou "Celulite"
Dicas de alimentação
Como o aumento de peso piora a celulite, é importante evitar engordar para ajudar a combatê-la. A gordura é a forma que nosso organismo tem para acumular reservas de energia. Se você come mais calorias do que seu corpo precisa para usar no dia a dia, elas se acumulam sob a forma de gordura. Estas reservas serão utilizadas quando seu organismo necessitar de energia, diminuindo os depósitos e, consequentemente, as gorduras armazenadas.
Está aí a fórmula para manter-se no seu peso ideal: ingerir a mesma quantidade de calorias que é necessária para seu consumo energético diário. O difícil é resistir aos apelos dos doces, tortas, chocolates, pizzas e tudo mais. Mas, com bom senso, equilíbrio e alguma força de vontade, você pode conseguir.
Veja, a seguir, algumas dicas para ajudar você a se alimentar melhor. No entanto, recomendamos consultar um nutricionista para fazer uma dieta calculada de acordo com o suas necessidades diárias e seu peso ideal.
Entenda os alimentos
Os alimentos pertencem a grupos que terão função diversa no nosso organismo:
  • Proteínas: importantes para a formação dos tecidos. Presentes nas carnes, leite e derivados, ovos e leguminosas. Alguns destes alimentos são também ricos em gordura, devendo-se dar preferências às carnes magras (peito de frango sem pele e peixes), leite desnatado, queijos brancos e iogurte desnatado e sem açúcar. Evite as carnes gordurosas e alimentos embutidos do tipo salsicha, linguiça, salame, etc.
  • Carbohidratos: fornecem a energia necessária para as funções do organismo. As principais fontes são os pães, cereais, massas, doces e açúcar. Deve-se tomar cuidado com a ingestão destes alimentos pois, se ingeridos em excesso, a energia excedente será armazenada sob a forma de gordura.
  • Vitaminas e minerais: necessários ao correto funcionamento orgânico. As principais fontes são os vegetais. Estes alimentos, além de estimular o funcionamento intestinal por serem ricos em fibras, causam sensação de saciedade e tem baixo teor de calorias. No entanto, algumas frutas como abacate, uva e manga são ricas em calorias e devem ser ingeridas com moderação.
Uma dieta saudável deve conter alimentos dos vários grupos. Uma boa dica, fácil de aprender, é fazer um prato bem colorido.
O que você deve evitar
  • Sal em excesso. Salgadinhos, batatas fritas, castanhas, amendoim e frios (salame, mortadela, presunto, etc.) também são ricos em sal, que aumenta a retenção de líquidos no organismo.
  • Comer dois alimentos do mesmo grupo. Exemplo: arroz e batata ou frango e carne. As folhas verdes são a exceção, você pode comê-las à vontade.
  • Queijos amarelos,chocolates, creme de leite, chantilly, manteiga e frituras. São ricos em gordura.
  • Bebidas alcoólicas, doces e açúcar. São ricos em calorias que serão transformadas em gordura.
  • Longos períodos sem se alimentar. Fazer dieta não é passar fome nem fazer jejum.
  • Comer muito no jantar. À noite, seu organismo gasta menos energia, armazenando as calorias sob a forma de gordura.
O que você deve preferir:
  • Refeições ricas em verduras e legumes crus.
  • Fazer um maior número de refeições de pequena quantidade.
  • Comer mais no café da manhã e no almoço e menos no jantar. Durante o dia seu organismo vai consumir mais energia, gastando mais calorias.
  • Beber bastante água, 2 a 3 litros por dia, melhorando sua diurese.
  • Pães, massas e cereais integrais: são ricos em fibra e ajudam seu intestino a funcionar melhor.
A obesidade, além de piorar a celulite, é um risco para a sua saúde. Veja algumas orientações básicas para a perda de peso.
Colaboração: Patrícia Barbosa Lima - Nutricionista Clínica

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Desvende os mitos sobre a saúde e beleza da pele
Lavar a cabeça todos os dias apodrece a raiz dos cabelos levando à sua queda?
Mito. A lavagem diária dos cabelos não interfere com os bulbos capilares. Os fios que caem durante a lavagem cairiam de qualquer forma, em outro momento, pois já estavam em fase de queda.

Lavar a cabeça com água quente faz cair os cabelos?
Mito. No entanto, em pessoas que apresentam dermatite seborréica, deve-se evitar a água quente, que estimula a produção de oleosidade, podendo piorar a doença e favorecer a queda dos cabelos.

Usar boné faz cair os cabelos?
Mito. O uso do boné não faz cair os cabelos mas pode, em algumas pessoas que não tiram o boné da cabeça o dia inteiro, agravar condições como a dermatite seborréica, favorecendo a queda dos cabelos.

Condicionador pode causar a queda dos cabelos?
Mito. Em pessoas sem tendência à queda de cabelo o condicionador não causará a queda dos mesmos. Entretanto, em pessoas com dermatite seborréica e queda de cabelo, deve-se evitar que o condicionador atinja o couro cabeludo, usando-o apenas nos fios pois, nestes casos, o produto pode agravar a dermatite seborréica e favorecer a queda.

O uso frequente de tintura pode estragar os cabelos?
Verdade. O uso continuado de produtos químicos para o tingimento dos cabelos pode afetar a haste do fio causando a perda do brilho e da resistência.

O uso frequente de tintura faz cair os cabelos?
Mito. O uso da tintura afeta apenas a haste do fio, não interferindo com a raiz do pêlo, responsável pelo seu crescimento.

Caspa é sinal de sujeira?
Mito. A caspa é um dos sintomas da dermatite seborréica, e não significa que as pessoas tenham maus hábitos de higiene.

Seborréia e caspa não tem cura?
Mito. Não existe uma medicação que elimine definitivamente a caspa ou a seborréia, mas a doença pode ser mantida sob controle, obtendo-se a cura clínica através do uso de certos medicamentos
Desvende os mitos sobre a saúde e beleza da pele

Para a barba não aumentar, não se deve raspar todo dia?
Mito. Raspar a barba todo dia não vai estimular o crescimento de novos pêlos nem engrossar os que já existem pois isso não afeta a raiz do pêlo, responsável pelo seu desenvolvimento.


Depilação com roll-on ou cera quente causa varizes?
Mito. As varizes são formadas devido a uma alteração das veias das pernas, dificultando o retorno do sangue venoso para o coração e aumentando a pressão dentro dos vasos. A depilação não interfere neste processo.

Raspar os pêlos faz com que eles fiquem mais grossos ou cresçam mais?
Mito. Nada que se faça com a haste do pêlo muda a sua característica. A impressão de que o pêlo engrossa deve-se ao fato de que ele foi cortado no meio da haste, onde é mais grosso que na ponta do fio. Se fosse assim, ninguém ficaria calvo, era só raspar a cabeça que os cabelos voltariam a crescer fortes e grossos.


Uma espinha espremida pode virar câncer da pele?
Mito. Espinhas não devem ser espremidas, mas isso não origina o câncer da pele. Muitas pessoas espremem lesões que já eram um câncer da pele, pensando ser uma espinha. As lesões evoluem e, quando vão ao médico e recebem o diagnóstico, pensam que foi porque espremeram a "suposta" espinha.

A alimentação tem influência sobre as espinhas?
Verdade. Apesar de não ser a causa das espinhas, estudos recentes comprovaram que a alimentação pode influir no curso da doença. É possível ocorrer uma piora das lesões com a ingestão de alimentos como: chocolate, leite e derivados, amendoins e dietas de alto teor glicídico (açúcares). No entanto, isso só vai acontecer nas pessoas que tem a predisposição genética para a doença. Portanto, se você percebe que suas espinhas pioram com determinados alimentos, evite-os.

Masturbação causa espinhas?
Mito. O surgimento das espinhas ocorre na mesma época em que os jovens descobrem a sexualidade e a masturbação. Vem daí a crença.

O sol melhora as espinhas?
Mito. Apesar de ocorrer uma aparente melhora, devido ao bronzeamento e ao ressecamento de algumas lesões, a exposição ao sol acabará provocando uma piora alguns dias depois, devido ao aumento da produção de oleosidade e da espessura da epiderme (camada mais superficial da pele), o que contribui para a obstrução dos poros.

Os furúnculos são uma doença do sangue?
Mito. Os furúnculos são causados por uma bactéria da própria pele, que invade o folículo piloso causando a infecção.

Os furúnculos sempre voltam? Quem teve um, vai ter outros?
Mito. Os furúnculos podem ocorrer de forma repetitiva (furunculose de repetição) ou em um episódio isolado. A pessoa que teve um furúnculo pode não ter outro nunca mais.

USO CORRETO DO FILTRO SOLAR


Como usar os filtros solares
Uso correto evita queimaduras
O rapaz na foto ao lado foi à praia consciente da importância de usar um protetor solar. No entanto, suas mãos só alcançavam até os ombros e ele não pediu à ninguém para passar o filtro nas suas costas.
O resultado pode ser percebido nitidamente: nos ombros, onde o filtro solar foi aplicado, a pele foi protegida do sol e não se queimou. Nas outras áreas das costas ele sofreu queimadura solar, com dor, ardência, calor e vermelhidão intensa.
Os filtros solares estão aí para nos protegerem das radiações solares e, se usados adequadamente, nos permitem aproveitar os prazeres da vida ao ar livre com mais segurança. Veja, abaixo, nossas dicas para o uso correto da proteção solar:
  • O fator de proteção solar (FPS) mínimo deve ser o 15.
  • Aplique o filtro solar 20 a 30 minutos antes da exposição solar.
  • Após aplicar o filtro solar, aguarde 20 minutos antes de mergulhar.
  • Nas crianças é melhor fazer a primeira aplicação ainda em casa. Se deixar para aplicar ao chegar na praia ou piscina, vai ser difícil convencê-las a esperar 20 minutos para poder mergulhar.
  • Espalhe o filtro solar de maneira uniforme e abundante por toda a superfície corporal que vai ser exposta ao sol. Economia é sinônimo de proteção inadequada.
  • Não esqueça de proteger as orelhas, os lábios e o peito dos pés!
  • Peça a alguém para aplicar o filtro solar nas suas costas (deixe a timidez de lado, é melhor que se queimar).
  • Filtro solar em spray também precisa ser espalhado com as mãos, senão a aplicação não fica uniforme.
  • Reaplique o filtro solar a cada 2 horas e após mergulhar ou transpiração excessiva.
  • Filtros à prova d'água também precisam ser reaplicados após o mergulho. Eles resistem melhor, mas acabam saindo.
  • Se os olhos ardem quando mergulha, prefira os filtros solares exclusivamente físicos para a face (vale para as crianças, que esfregam as mãos no rosto após mergulhar).
  • O uso do filtro solar não significa que você está imune aos efeitos do sol. Cuidado com a exposição excessiva no horário entre 10 e 16 horas. Use barracas, chapéus, bonés, viseiras e camisetas.
  • Surfistas que permanecem por longos períodos na água devem utilizar roupas de lycra escura para surfar e filtros solares físicos para a face (são mais aderentes).
  • Mulheres, cuidado, alguns filtros solares mancham o esmalte das unhas.
Siga as dicas acima e aproveite o melhor do sol!
Vale a pena lembrar que, na hora de escolher que filtro solar usar, é importante saber qual é o seu fototipo cutâneo.